A Educação no pós-pandemia e a volta às aulas são temas de palestra com professores na BR-230/PA.

Publicado por: Glícia Favacho

WhatsApp Image 2021-09-23 at 14.56.50 (1)


Professores enfrentam, em meio à pandemia e à exaustão, a reorganização das aulas e a recuperação dos prejuízos na aprendizagem dos alunos.
     Depois de passarem por um ano de adaptação ao ensino remoto como de 2020 devido a pandemia da Covid-19, agora gestores, educadores e estudantes estão enfrentando este ano o desafio de retornar às aulas presenciais.
Para debater esse assunto, o DNIT, através do Programa de Educação Ambiental da BR-230/422/PA, esteve palestrando sobre a “Experiência dos Docentes a Voltas às aulas Pós-Pandemia”.
     Durante o debate questões foram levantadas pela equipe como: os professores estão se preparando para o pós-pandemia? Como estão lidando com as incertezas neste momento de retomada escolar? Como olhar para as incertezas no contexto da educação? Entre outras questões debatidas durante a palestra.
     Os desafios, sem dúvida, são grandes, ao perceber que precisariam enfrentar, em meio à pandemia e à exaustão, a reorganização das aulas e a recuperação dos prejuízos na aprendizagem dos alunos. Pois muitos, não possuem acesso à internet, um problema de conectividade no Brasil como um todo com áreas que não tem cobertura de sinal, escolas rurais ou até mesmo em área urbana.
     O debate também tratou das estratégias utilizadas pelos docentes no ensino a distância e como eles veem o futuro depois da retomada das aulas. “Tivemos que aprender a lidar com a imprevisibilidade que exige um trabalho em grupo muito mais alinhado e que, mesmo distantes, unimos esforços em prol de um bem maior”, relata a diretora Deusimare Dias, da Escola 10 de Maio, em Pacajá/PA. Completando: “As aulas continuarão remota, intercalando presencial e remoto”.
     Por fim, a educação inclusiva, o novo ensino médio e o uso da tecnologia na educação também foram debatidos, além dos impactos socioemocionais do confinamento e os reflexos da pandemia sobre a educação.