Campanha educativa do Maio Amarelo ganha escolas ao longo da rodovia Transamazônica

Publicado por: Glícia Favacho

CAPA


     Neste mês de maio, a Gestão Ambiental da BR-230/422/PA vem realizando campanhas sobre o Maio Amarelo. A iniciativa visa desenvolver ações para a conscientização e formação do cidadão sobre as regras de trânsito. Na Educação, a intenção da campanha é conscientizar os jovens da rede municipal para que a informação chegue até os familiares e amigos. A ação coloca em pauta o tema da segurança viária e mobiliza toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos.

     Luanna Nava, que compõe a equipe da Gestão Ambiental e ministrou a palestra, mencionou a importância do movimento ser trabalhado com os jovens nas escolas e espera que a campanha possa multiplicar a conscientização. “Com as informações chegando aos alunos estaremos formando para o nosso futuro cidadãos que irão ter um comportamento melhor no trânsito e mobilizarão o número mais de pessoas”, disse.

     Esta semana as escolas Deodoro da Fonseca e Octacilio Lino, ambas do município de Altamira, receberam a equipe do Programa de Educação Ambiental para uma palestra educativa sobre o Movimento Maio Amarelo e buscou esclarecer aos jovens os perigos da imprudência no trânsito. Durante a palestra foi apresentado o slogan escolhido para este ano: “Minha Escolha Faz a Diferença”, que visa chamar atenção da população sobre as escolhas erradas que tomamos no trânsito e que podem causar graves acidentes, como o uso de celular ao volante, beber e dirigir, não usar do cinto de segurança, entre outras.

     A cor amarelo foi escolhida em alusão à sinalização dos semáforos. Por isso ficou conhecida como a cor da atenção pela vida. Assim como os movimentos de conscientização de combate ao câncer de mama, de próstata e contra o vírus HIV, o Maio Amarelo também é simbolizado pelo laço, nesse caso, amarelo. O mês de maio foi escolhido em comemoração ao Dia Mundial da Segurança Viária e do Pedestre, com a realização da emana Mundial de Segurança do Pedestre, lançada em 2013.

     Outra referencia mundial ao mês é a realização do balanço das ações concretizadas desde que a Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito. Os países membros unir esforços na redução de 50% no número de feridos e mortos no trânsito durante os próximos dez anos (2011 até 2020). A intenção é colocar em pauta a segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema, estimulando o cidadão a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada um, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.