Cultura indígena é tema de palestra com os colaboradores na BR-230/PA.

Publicado por: Glícia Favacho

03


     O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da equipe de Educação Ambiental da BR-230/422/PA, esteve no canteiro de obras da construtora TAMASA/CIMCOP para ministrar uma palestra sobre Cultura indígena e também falar sobre a concessão de anuência por parte da FUNAI para o asfaltamento entre Novo Repartimento e Marabá, no trecho da Transamazônica, que tangencia a terra indígena Parakanã.

     A palestra fez uma abordagem histórica das populações indígenas no Brasil, destacando sua distribuição espacial e as densidades demográficas destes povos segundo os dados do IBGE. Outro ponto bastante debatido foram as particularidades culturais e o modo de vida dos indígenas.  Foram abordadas as principais manifestações culturais, rituais, culinária e imagem artística como meio de expressão. Destacou-se os estereótipos que ainda envolvem a imagem dos indígenas no Brasil, foram utilizando textos e fotos da antropóloga e colaboradora da Articulação Xingu Araguaia (AXA) Lilian Brandt, falando sobre as “10 mentiras mais contadas sobre os indígenas”, que ajudou a entender o olhar racista e preconceituoso a que esses povos ainda são submetidos.

     Muitos destes trabalhadores são de outras regiões e jamais tiveram contato com populações indígenas, além de trazer consigo hábitos e costumes diferentes. Por isso, o objetivo da palestra foi de promover conhecimento, estimular o respeito para com as comunidades indígenas e valorizar a diversidade cultural destes povos, além de mostrar aos trabalhadores as expectativas da população local em relação às obras da BR-230.