Dinâmica é realizada nas escolas em comemoração ao Dia Mundial da Água

Publicado por: Glícia Favacho

E.M.E.F. Profᵃ. Raimunda Rodrigues Mota


     A data alusiva ao Dia Mundial da Água é 22 de março e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), por meio do Programa de Educação Ambiental da BR-230/422/PA já iniciou as comemorações. Para falar da importância em se preservar os rios e economizar a água, a equipe esteve visitando a Escola Raimunda Rodrigues Mota em Altamira e a Escola Francisca Gomes dos Santos em Medicilândia, para realizar uma dinâmica que envolveu aproximadamente 200 alunos do 4º ao 5º ano. Todos os anos a Organização das Nações Unidas (ONU) escolhe um tema para reflexão no Dia Mundial da Água. O tema de 2019 é “Água para todos – não deixar ninguém para trás”. E para abordar esse assunto, algumas dinâmicas foram trabalhadas para sensibilizar os estudantes quanto o uso consciente dos recursos hídricos enfatizando a ideia de que a água é um direito básico de todos.

     A dinâmica foi dividida em três momentos: a primeira atividade selecionou-se dois alunos para participar, onde cada um poderia escolher um copo com água que estava sobre a mesa, porém um deles era orientado a despejar lama em um dos copos, e após isso, escolher o copo que iria beber a água. Obviamente o primeiro aluno escolheu o copo com água limpa, restando para o segundo aluno a água imprópria para o consumo deixando-o sem escolha. No final da atividade, foi feito uma reflexão para levar a turma a compreender que a água é um recurso escasso e cabe a cada um ter a responsabilidade socioambiental quanto ao seu uso, deixando claro que práticas insustentáveis poderão prejudicar a sobrevivência dos seres vivos de uma maneira geral.

     A segunda atividade contou com a participação de 10 alunos, onde cada um recebeu uma garrafinha vazia, e apenas o primeiro da fila possuía uma garrafa que continha água. A ideia era repassar a água da primeira garrafinha de um a um, e no final conferir se a última pessoa da fila havia recebido a mesma quantidade de água que o primeiro. A atividade ajudou a refletir sobre a economia e o desperdício do recurso hídrico, ressaltando a importância de se utilizar a água de forma responsável preocupando-se com o próximo.

     Na terceira e última atividade, os alunos visualizavam dois copos que aparentemente continham água limpa, quando questionados se consumiriam a água, a maioria dos alunos respondeu que sim. Ao adicionar um líquido roxo (água fervida com repolho roxo) no primeiro copo, o líquido mudou de cor, ficando azul, e ao adicionar esse mesmo líquido roxo no outro copo, o líquido mudou de cor, desta vez ficou rosa. Essa mudança de cor na água só foi possível porque um dos copos havia água com bicarbonato de sódio e o outro vinagre branco. Através dessa experiência química foi possível chamar a atenção dos alunos para entender que nem toda água, por mais que seja limpa, serve para o consumo humano, ela deve ser tratada para eliminar agentes químicos ou microrganismos que podem causar danos à saúde.

     Durante as dinâmicas os alunos se mostraram bastantes participativos e compreenderam que muitas das atividades humanas provocam a contaminação e o desperdício da água e que essa perda deve ser evitada. Ao final das atividades, ainda participaram de perguntas e respostas sobre o tema, valendo brindes.