DNIT promove palestra de conscientização sobre leishmaniose em canteiros de obra

Publicado por: Glícia Favacho

2


     Atendendo às solicitações das construtoras, o DNIT por meio do Programa de Educação Ambiental da BR-230/422/PA, vem realizando seguidas palestras em canteiros de obras, levando aos trabalhadores informações importantes que lhe assegurem mais saúde, segurança, educação e qualidade de vida. Essa semana a equipe esteve promovendo atividades de orientação nos canteiros de obra sobre leishmaniose, visando orientar os colaboradores da construção civil.

     Durante a palestra todos puderam conhecer mais sobre a doença que é infecciosa, porém, não contagiosa, causada por parasitas do gênero Leishmania. Os parasitas vivem e se multiplicam no interior das células que fazem parte do sistema de defesa do indivíduo, chamadas macrófagos. Há dois tipos: leishmaniose tegumentar ou cutânea e a leishmaniose visceral ou calazar. As fontes de infecção são, principalmente, os animais silvestres e os insetos flebotomíneos que abrigam o parasita, porém o hospedeiro também pode ser o cão doméstico. Estes são insetos de 2 a 3 mm conhecidos como mosquito-palha, asa branca, tatuquira, entre outros.

     Além disso, a equipe lembrou que a leishmaniose visceral humana é uma doença crônica, causada pelo protozoário Leishmania infantum. O período de incubação varia em média de 2 a 6 meses e geralmente os sintomas são: febre, emagrecimento, fraqueza, anemia e aumento de baço. O diagnóstico da doença é realizado por meio de exames clínicos e laboratoriais, e o tratamento deve ser acompanhado por profissionais de saúde. A detecção e tratamento devem ser precoces, pois pode levar à morte.

     A equipe aproveitou para ressaltar a importância de manter o local de trabalho limpo, pois o cuidado com a limpeza é uma das principais formas de combate, já que o mosquito é encontrado em lugares escuros, úmidos e onde há bastante planta e se prolifera em matéria orgânica, como terra úmida, sombreada e com acúmulo de folhas, frutos e fezes de animais.