Folia Sustentável | Purpurina Ecológica

Publicado por: Glícia Favacho

Fotos: Shutterstock


Brilho e carnaval têm tudo a ver. A festa mais democrática do mundo recebe uma galera que só quer saber de ocupar as ruas com muita alegria, vestidas de brilho dos pés à cabeça literalmente. E pra isso tudo ter borogodó, a purpurina é indispensável. Maaaas você já sabe do que a ela é feita, né? PLÁS-TI-CO! E um dos piores, o microplástico.

Purpurina encontrada nos oceanos | Fonte: Pedra Ambiental

As micro partículas de plástico da purpurina são metalizadas com alumínio e depois tingidas pra ficarem bem coloridas. E depois que você toma banho ou que as equipes de limpeza urbana lavam as ruas, toda essa purpurina vai pro sistema de esgoto que é despejado nos rios e oceanos. Esses microplásticos são ingeridos como alimentos pelo ecossistema marinho. A quantidade de microplásticos que são jogados nos oceanos já representam um caminhão de lixo por minuto. Já são cerca de 15 a 51 trilhões de partículas de plástico nos mares e oceanos e representam 85% de todo o plástico que é encontrado por aí na natureza.

Não vale a pena pular bloquinho assim, vale? Mas fica tranquilx! Hoje já tem um mercado que cresce bastante de purpurina biodegradável.  Você encontra essas belezinhas sustentáveis e biodegradáveis em lojas de maquiagem. Essas lojas oferecem glitter para todos os gostos: dos mais “pedaçudos” a loções iluminadas e brilhantes para passar no corpo todo.

Fonte: Menos1Lixo e ObaOba