Licenciamento Ambiental e APP são temas abordados no canteiro de obras da construtora Arteleste em Anapu/PA

Publicado por: Glícia Favacho

02


   Neste mês de dezembro, a equipe de Educação Ambiental promoveu uma palestra sobre Licenciamento Ambiental e Áreas de Preservação Permanente (APP’s) para os trabalhadores da construtora Arteleste em  Anapu/PA.

     A palestra foi ministrada pelo integrante do PEA, Marcelo Caldeira, que alertou sobre as obrigações exigidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), órgão licenciador. O objetivo é garantir que as obras sejam realizadas de maneira sustentável e proporcionem o mínimo de impacto à população afetada, à fauna, à flora e aos recursos hídricos da região, atendendo assim as condicionantes que fazem parte do Plano Básico Ambiental (PBA).

     Já as Áreas de Preservação Permanente (APP’s), Marcelo falou sobre a importância delas para o equilíbrio e manutenção do ecossistema. Essas áreas são instituídas por lei, como forma de mitigar os impactos ocasionados pela ação natural e antrópica ao meio ambiente, sendo assim, vital para manutenção e preservação da fauna, flora, margens de rios, lagos e nascentes, atuando na diminuição e filtragem do escoamento superficial e do carregamento de sedimento para os cursos d’água.

     Os assuntos debatidos almejram aproveitar o conhecimento prévio de cada um dos trabalhadores, valorizando a curiosidade e permitindo que neste momento fosse desenvolvido um ambiente de diálogo e troca de experiências bastante ricas e com resultados positivos.