Movimento Maio Amarelo chega aos Canteiros de Obras

Publicado por: Glícia Favacho

04


   O Programa de Educação Ambiental da BR-230/422/PA levou para dentro do canteiro de obras o Movimento “Maio Amarelo”, que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Com o slogan #MinhaEscolhaFazADiferença, o movimento busca trazer reflexão das consequências geradas pelas decisões tomadas por condutores no trânsito.

     No decorrer da palestra, vídeos, dados estatísticos e os posts com mensagens criadas para a versão 2017, foram apresentados aos trabalhadores demonstrando a importância de se adotar uma nova postura em relação ao trânsito. As mudanças de comportamento e a implementação de ações concretas contribuirão para mudar o trágico cenário dos acidentes de trânsito no Brasil (onde mais de 43 mil pessoas por ano perdem a vida) e no mundo.

     “O DNIT, através da Gestão Ambiental apoia esta ação por acreditar que ela é importante para sensibilização dos colaboradores, de modo que eles possam exercer os seus direitos e deveres no trânsito, seja dentro das cidades ou na própria rodovia Transamazônica”, informa a Especialista Ambiental, Luanna Nava.

     O movimento, que segue a mesma proposta dos bem-sucedidos Outubro Rosa e Novembro Azul, teve início em 2014 e a cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. Este trabalho segue ainda preceitos da Década de Ações para a Segurança no Trânsito, criado em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU), e da Semana Mundial de Segurança do Pedestre, que ficou conhecida como Campanha Zenani Mandela, em memória à neta de Nelson Mandela, vítima fatal de acidente de trânsito na África do Sul em 2010, aos 13 anos.