Prostituição infantil e gravidez na adolescência é tema de palestra em Itupiranga/PA

Publicado por: Glícia Favacho

1


     “Prostituição Infantil e Gravidez na Adolescência”, são temas que nem sempre são fáceis de trabalhar. Dependendo da idade dos alunos, muitos tabus ainda existem e muitos conceitos errôneos estão estabelecidos em razão da falta de diálogo sobre o assunto. Sendo assim, a equipe da Gestão Ambiental da BR-230/422/PA – rodovia Transamazônica; esteve levando informações adequadas e atualizadas sobre o assunto, promovendo discussões e reflexões sobre sexualidade e prostituição infantil.

     Os palestrantes ressaltaram que no Brasil a violência sexual contra o menor é um mal presente em todos os estados, sem exceção. Que crianças e Adolescentes são levados por um sem-fim de motivos de vulnerabilidade social (abuso sexual familiar, pobreza extrema, maus tratos, etc.) e acabam caindo nas mãos dos aliciadores e do crime organizado.

     De acordo com o levantamento da Polícia Rodoviária Federal, existem no país cerca de 1.918 pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes em 60 mil quilômetros de estradas federais. Uma media de 500 mil crianças sendo exploradas sexualmente. Esses números correspondem a quase 1370 crianças a cada dia, dessas 500 mil crianças, aproximadamente 87,8% estão na faixa de 9 a 15 anos.

     Nas apresentações os jovens puderam tirar suas dúvidas e debater assuntos considerados tabus. Ao final, a equipe distribuiu folderes com informações sobre prostituição infantil e como se prevenir da gravidez precoce.