Seminário debate o Estudante no Centro do Processo Educativo

Publicado por: Glícia Favacho

4


     Discutir estratégias pedagógicas atuais voltadas ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizado, priorizando o conhecimento individual, as limitações e os talentos de cada aluno, promovendo uma educação integrada ás novas demandas sociais. Esse foi o principal assunto abordado no Seminário ministrado pelo Programa de Educação Ambiental da BR-230/422/PA aos professores da vila Nazaré, comunidade sob influência das obras de pavimentação da rodovia Transamazônica, e teve como tema: “A Verdadeira Reorganização Escolar: O Aluno no Centro”.

     Para colocar os alunos no centro do processo de ensino e aprendizagem, os educadores precisam mudar a forma como percebem e interagem com seus educandos, partindo da premissa de que todos eles, sem exceção, têm capacidade de aprender e podem contribuir com a sua própria educação.

     Os professores tiveram a oportunidade de debater formas de implementar um novo conceito educacional, colocando o aluno como protagonista, visando o desenvolvimento de uma aprendizagem ativa, investigativa e colaborativa. Ao final, todos receberam camisetas e estojos personalizados da Gestão Ambiental, Jornal Informativo e certificados de participação.