Buscar alternativas para se desenvolver Educação Ambiental em um cenário de pandemia mostrou-se desafiador, visto que o isolamento social dificultou o contato direto. Professores e alunos tiveram suas rotinas alteradas com foco nas atividades online. O home office passou a ser uma realidade, com aulas pela web e destinação de materiais. Se adaptando ao novo cenário, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), através do Programa de Educação Ambiental da BR-230/422/PA, elaborou alternativas que possibilitaram atender à comunidade escolar através do ambiente virtual, promovendo novas formas de interação que contribuem para a disseminação do conhecimento.
A equipe de Educação Ambiental continuou em todo esse período a dialogar com as unidades escolares, desenvolvendo atividades que pudessem ser direcionadas através de plataformas online. Para atender as escolas, várias atividades foram desenvolvidas e compartilhadas para que o aluno e também o professor pudesse ter acesso em qualquer ambiente. Jogo da memória, quebra cabeça, quiz ambiental e escola games (plantaforma gratuito de jogos educativos) foram algumas destas atividades para alunos que se encaixaram perfeitamente no modelo online.
Aos professores elaborou-se Seminários online através de plataformas como o MEET, promovendo a interação com todo corpo docente. Essas mesmas ações se estendem aos produtores rurais, que desde o início da pandemia, vem recebendo palestras e debates em forma de lives. O objetivo é que todos possam ter acesso a temas de seu interesse em sua própria casa, de forma interativa e mantendo a segurança. Enquanto houver a necessidade de isolamento social devido a pandemia, as ações de Educação Ambiental seguirão se adaptando para atender da melhor maneira os diversos públicos.