Busca ativa escolar: um esforço que vale a pena

Publicado por: Glícia Favacho



Na manhã desta quarta-feira, 9, a equipe do Programa de Educação Ambiental do DNIT esteve na EMEF Pequeno Cristo, em São Domingos do Araguaia, para abordar ‘Busca Ativa Escolar’ compartilhando estratégias e relatos da comunidade escolar nos municípios ao longo da rodovia Transamazônica (BR-230/PA), respondendo as perguntas e demonstrando como lidar com algumas situações.

“Um trabalho de formiguinha”. É assim que Cleusimar Gonçalves, Secretária de Educação define o trabalho realizado pelos docentes em São Domingos do Araguaia (PA). E faz todo sentido.

Primeiro, porque é um trabalho realizado por um grupo de pessoas de diferentes áreas, que se articulam para encontrar e monitorar crianças e adolescentes que estejam em risco de evasão ou fora da escola. Segundo, porque requer persistência e paciência, já que é necessário muito esforço trazê-los(as) de volta pra escola. Por fim, é um trabalho que pode parecer pequeno e passar batido por aqueles que só olham os números: de uma rede municipal que tem aproximadamente 4 mil alunos(as) matriculados(as) em 34 escolas.