“Como podemos destruir a nós mesmos se nos chamamos de ‘seres racionais’?”, esta pergunta tão instigante foi criada por Jeanny Karla Ribeiro, aluna do 5º ano da Escola Irmã Terezinha Back do município de Brasil Novo/PA, depois de receber na escola uma palestra sobre resíduos sólidos, ministrado pela equipe do Programa de Educação Ambiental (PEA), executado pela Gestão Ambiental da BR-230/422/PA.
A preocupação com o crescente descarte incorreto dos resíduos, os cuidados com o meio ambiente e o reaproveitamento dos materiais descartados, foram suficientes para que a professora Marinete Mardegan propusesse um desafio, onde cada aluno teria que escrever sobre o que aprendeu com a palestra sobre resíduos sólidos. O resultado foi surpreendente. Mais de quinze redações foram recebidas e avaliadas com ajuda da professora, onde três foram escolhidas para receberem a premiação pela equipe da Gestão Ambiental.
“Essa palestra despertou nas crianças o senso crítico, transformando-os em disseminadores de ações que preservem o meio ambiente”, ressalta Marinete. Além de Jeanny, as alunas Sofia Portugal e Eloiza Tereza, ambas do 5º ano, também tiveram suas redações selecionadas. Conforme a Especialista Ambiental, Luanna Nava, “a escolha dos melhores textos foi difícil, já que todos apresentavam alto nível de informação, percebe-se que de fato as ações do Programa de Educação Ambiental estão contribuindo para um melhor conhecimento dos alunos acerca das questões socioambientais”. Todos os vencedores ganharam um kit com bloco de anotações, caneta, boné, squeeze, nécessaire e camiseta da Gestão Ambiental.