Alunos do ensino fundamental da rede municipal de Pacajá, cidade às margens da Transamazônica, assistiram uma palestra ministrada pela equipe do Programa de Educação Ambiental da Gestão Ambiental da rodovia BR-230/422/PA, com os temas: “Prostituição Infantil e Gravidez na Adolescência”, no auditório da Câmara de Legislativa do município.
Segundo a UNICEF, em dados de 2010, cerca de 250 mil crianças estão prostituídas no Brasil. Além da pobreza, os vícios por drogas conduzem essas crianças a uma situação deplorável e de extrema necessidade de cuidados especiais. Na Transamazônica, infelizmente, os índices de prostituição e gravidez na adolescência aumentam dia após dia e, apesar de saber as consequências, o número de adolescentes grávidas não para de crescer.
O Pará é o segundo estado brasileiro com maior número de pontos de prostituição infantil nas estradas. Para minimizar essa situação, Ônibus, caminhões e veículos pequenos são alvos frequentes de vistorias e Blitz Educativas são realizadas pela Gestão Ambiental para alertar e orientar pais, professores, crianças e a população em geral.
Para Raimundo Nonato Silva, Coordenador da E.M.E.F 10 de Maio, essa inciativa da Gestão é muito importante. “Estes temas são comuns em nossa região e um tabu para muitos pais e responsáveis. Para nós educadores, toda ajuda é bem vinda, principalmente por esclarecer causas e consequências a esses adolescentes”.
As escolas participantes foram: E.M.E.F Pacajá, E.M.E.F Maria Florismar e E.M.E.F 10 de Maio.
Renata Pantoja
#PCS – Programa de Comunicação Social
Gestão Ambiental rodovia Transamazônica BR 230/ PA
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |