Empreendimento


As rodovias BR-230/PA e BR-422/PA apresentam intensa importância social e econômica para a região Norte do país. A BR-230 liga o interior do Pará com as regiões Nordeste e Centro-Oeste, formando uma malha rodoviária de elevada relevância socioeconômica no contexto nacional onde sua área de influência abrange a uma população de mais de 2.500.000 habitantes.

A Transamazônica, como é conhecida a BR-230/PA, estende-se no sentido leste-oeste; corta os estados brasileiros da Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará e Amazonas. Os extremos da rodovia são respectivamente em Cabedelo – PB e Lábrea – AM (o projeto previa chegar até Benjamin Constant – AM e de lá ligando Iquitos no Peru e Quito no Equador, totalizando oito mil quilômetros asfaltados). Essa obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.

A Rodovia 422/PA começa no entroncamento com a BR-230/PA em Novo Repartimento e vai até Limoeiro do Ajuru. Facilita a interligação de Altamira a Belém, por via asfáltica, além de garantir mais segurança e conforto para usuários dos ônibus intermunicipais, para o escoamento da produção para a capital paraense e da capital para o interior e também promove benefícios para o setor produtivo local.

Por localizarem-se em área de fronteira de desenvolvimento na Amazônia, essas rodovias são fundamentais para as ações de viabilização de um novo modelo de desenvolvimento para a região Amazônica. Este novo modelo está baseado na inclusão social, na redução das desigualdades socioeconômicas, na geração de emprego e renda e no uso sustentável dos recursos naturais, com a valorização da biodiversidade e a manutenção do equilíbrio ecológico desse importante patrimônio brasileiro.

A pavimentação dessas rodovias é um marco no desenvolvimento do Pará, com reflexos positivos em diversas áreas. Além de permitir a ocupação do grande vazio demográfico entre os Rios Tapajós e Xingu, ensejando o aproveitamento econômico de importantes áreas, permitirá melhorar o aproveitamento do porto de Santarém e do porto em Miritituba, às margens do rio Tapajós. Trará, também, melhorias aos serviços de saúde e educação, retirando grandes áreas do isolamento e ordenando sua ocupação, dentro de critérios definidos por planos diretores.

A pavimentação desses trechos se tornou necessária em virtude da importância logística, pois é fato que o norte e o nordeste do estado do Mato Grosso e o sul e sudeste do estado do Pará são zonas econômicas estratégicas que necessitam de franco desenvolvimento.

As obras de implantação e pavimentação da rodovia BR-230/PA, trecho compreendido entre a divisa dos estados do Tocantins/Pará e Rurópolis, está inserida entre os quilômetros 0,0 a 984; e consistem em:

UNIFILAR

Divisa do TO/PA até Marabá

Este trecho estende-se da divisa dos Estados do Tocantins e Pará (Rio Araguaia) até o km 119,16 estando completamente asfaltado. A conservação da rodovia neste trecho é realizada pela RODOCON Construções Rodoviárias Ltda.

Lote Único – Marabá – Itupiranga

Este trecho estende-se de Marabá (km 134,9) até o Município de Itupiranga (Km 178,6) com 43,7 Km de extensão totalmente asfaltados. As obras neste trecho (autorizadas pela Licença de Instalação N° 825/2011 – IBAMA) são de responsabilidade do Consórcio TAMASA/CIMCOP e a conservação é realizada pela empresa LCM.

Lote 1 – Itupiranga – Novo Repartimento

Este trecho estende-se do Município de Itupiranga (Km 178,6) até o Município de Novo Repartimento (km 283,6) com 105 km de extensão, sendo 80 Km de pavimentação concluída. Até o Km 232 onde as obras são de responsabilidade do Consórcio TAMASA/CIMCOP. Não há impedimentos por parte dos órgãos responsáveis pelos indígenas nem pelo órgão que emite a licença ambiental de instalação.  A conservação da rodovia é realizada pela RODOCON Construções Rodoviárias Ltda.

Lote 2 – Novo Repartimento – Pacajá

Localizado entre os municípios de Novo Repartimento e Pacajá, o Lote 2 possui 105 quilômetros de extensão. Até o momento, esse trecho possui 71,6 km de asfalto. Todo o trecho está liberado para obras do ponto de vista ambiental.
Nos outros 27 quilômetros, ainda não licenciados, a manutenção da rodovia está sendo realizada pela RODOCON Construções Rodoviárias Ltda.

Lote 3 – Pacajá – Anapu

O Lote 3 subentende o trecho de 105 km entre os municípios de Pacajá e Anapú, possui Licença de Instalação LI 825/2011 – ASV 716/2012 – IBAMA, sendo responsável a empresa TORC – Terraplanagem e Obras Rodoviárias Construções Ltda., que concluiu 97 Km de asfaltamento no trecho. Neste período ocorrem atividades de encabeçamento das pontes, implantação de sinalização, atividades de conservação e a finalização das referidas obras de arte.

Lote 4 – Anapu – Altamira

Este trecho possui a Licença de Instalação 825/2011 – IBAMA. A construtora responsável pelas obras é a TORC Terraplenagem e Obras Rodoviárias Construções Ltda. Os 150 km de extensão deste trecho estão totalmente asfaltados.

Lote 5 – Altamira – Medicilândia

Este trecho possui a Licença de Instalação N° 825/2011 – IBAMA. A empresa responsável pela execução das obras deste trecho é a Sanches Tripoloni. Os 105 km de extensão deste trecho estão completamente asfaltados com exceção do encabeçamento das pontes. Seguem atividades de conserva, com limpeza de vegetação próxima à rodovia.

Lote 1 – Medicilândia – Uruará

Esse trecho (entre os km 728 e 811,1) ainda não possui Licença de Instalação. A licitação para a realização das obras nestes lotes já foi realizada e o vencedor foi o Consórcio MAC-PAVOTEC-VILASA. Os estudos e trâmites necessários estão sendo realizados entre os órgão competentes para que seja possível a obra nesse trecho de acordo com a legislação. Até a liberação da FUNAI para o licenciamento, a manutenção da rodovia está sendo realizada pela empresa CCM – Construtora Centro Minas Ltda.

Lote 2 – Uruará – Placas

Com extensão de 83,12 quilômetros, este lote fica localizado entre os municípios de Uruará-Placas. A LI 825 possui trecho impedido entre os Km 811 e 851,1 por estarem próximo a TI Arara. No entanto, o trecho liberado o consórcio construtor MAC/PAVOTEC executou a pavimentação de 13,5 quilômetros. Nas áreas não pavimentadas há atividades de conservação da rodovia pela empresa LCM.

Lote 3 – Placas – Rurópolis

Com extensão de 89,78 quilômetros, este lote fica localizado entre Placas-Rurópolis. Neste trecho 6,4 km já foram pavimentados pelo consórcio construtor MAC/PAVOTEC. Nesse trecho estão ocorrendo atividade de conserva da rodovia realizada pela Construtora responsável LCM.

BR-422/PA

Este trecho estende-se do entroncamento com a BR-230/PA em Novo Repartimento (km 0) ao entroncamento com a PA-156 em Tucuruí (Km 73,7), com 73,7 km de extensão. Destes, 14,8 km já estão asfaltados. Este trecho ainda não está licenciado e as obras limitam-se a conservação da rodovia. Esta conservação é realizada pela RODOCON Construções Rodoviárias Ltda.