Andamento das Obras


Esse Lote é compreendido entre a divisa dos estados do Tocantins/Pará e possui 119,16 km de extensão. Até o momento possui 107,26 km pavimentados. No momento o trecho encontra-se com atividades de reforço na sinalização horizontal e conservação com capina mecanizada e manual com limpeza de faixas auxiliares e sistemas de drenagem, sendo realizada pela construtora LCM.

Lote Divisa TO-PA - Copia

Lote único

O Lote Único, que se inicia no Km 134,9 até o Km 178,6 da BR-230/PA tem  43,7 quilômetros de extensão, está com sua pavimentação concluída e localiza-se entre os municípios de Marabá e Itupiranga. O trecho foi entregue no ano de 2015, desta forma nunca apresentou problemas em sua camada asfáltica. No momento o trecho está com atividades de conservação com capina manual, limpeza de faixas auxiliares e sistemas de drenagem, sendo sendo realizadas pela LCM.

Lote Único - Copia

Lote 1

Localizado entre Itupiranga e Novo Repartimento, o Lote 1 possui 105 quilômetros de extensão e 268,6 pavimentados. Trecho com atividades de conservação, recuperação de sistemas de drenagem e atividades de terraplanagem em trecho não pavimentado.

Durante um tempo houve um impedimento de construção nesse trecho por causa da proximidade com a Terra Indígena Parakanã, mas esse bloqueio foi liberado e não há mais impedimentos por parte dos órgãos responsáveis pelos indígenas nem pelo órgão que emite a licença ambiental de instalação. O Consórcio construtor responsável é o TAMASA/CIMCOP.

Onde as obras ainda não alcançaram, é realizada a conservação e manutenção da rodovia pela empresa RODOCON.

Lote 1 - Novo repartimento - Itupiranga

BR-442

A rodovia BR-422/PA possui 73,7 km de extensão e vai do entroncamento com a BR-230/PA e o município de Novo Repartimento até o entroncamento com a PA-156-Tucuruí.

Esta rodovia ainda não possui licença ambiental para instalação de pavimentação, logo, realiza-se  a conservação e manutenção da trafegabilidade do trecho pela empresa RODOCON.

BR-422

Lote 2

Localizado entre os municípios de Novo Repartimento e Pacajá, o Lote 2 possui 105 quilômetros de extensão. Até o momento, esse trecho possui 71.6 km de asfalto. Todo o trecho está liberado para obras do ponto de vista ambiental. Estão sendo executadas atividades de conservação (capina manual e limpeza de sistemas de drenagem) e recuperação de sistemas de drenagens e do corpo estradal. A empresa Sanches Tripoloni é responsável pelas atividades.

Lote 2 - Pacajá-Novo Repartimento

Lote 3

Localizado entre os municípios de Pacajá e Anapu, o Lote 3 possui 105 quilômetros, destes 97 km já estão asfaltados. Nesse lote estão sendo executadas atividades de amarração das ferragens, soldagens das vigas metálicas, concretagem de guarda rodas e da laje definitiva na ponte do rio Arataú.  A construtora responsável pela pavimentação é a TORC.

Lote 3 - Anapu-Pacajá - Copia

Lote 4

Localizado entre os municípios de Anapu e Altamira, o Lote 4 tem 150 quilômetros de extensão, destes, 135 estão asfaltados. Neste lote estão sendo executadas atividades de recuperação asfáltica com a etapa aplicação da última camada de micro revestimento. Todas as OAEs do Lote já tiveram a superestrutura concluída e aguardam apenas o encabeçamento com a rodovia. Nas pontes do rio Praiado e Jacubá foram iniciadas as construções da obra de implantação da passagem de Fauna.

A construtora responsável pela pavimentação é a TORC.

Lote 4 - Anapu-Altamira - Copia

Lote 5

Com extensão de 84,4 quilômetros, o Lote 5 está localizado entre os municípios de Altamira e Medicilândia. Destes, 82 km estão asfaltados. Neste lote a OAE sobre o rio Pacal encontra-se em fase de conclusão da laje definitiva e guarda rodas. A ponte sobre o rio Panelas passou por atividades de construção da estrutura de madeira para apoio das atividades dos trabalhadores, inserção da laje pré-moldada, concretagem das vigas, guarda rodas, laje definitiva e início da terraplanagem para o encabeçamento.

A construtora responsável por esse lote atualmente é a Sanches Tripoloni.

Lote 5 - Medicilâdia - Altamira - Copia

Lote 1

Com extensão de 83,10 quilômetros, fica localizado entre os municípios de Medicilândia e Uruará. A Licença de Instalação 825/2011-IBAMA ainda não permite as obras neste lote, pois está próxima à Terra Indígena Arara e a FUNAI ainda não liberou as obras perto dessa área indígena. Os estudos e trâmites necessários estão sendo realizados entre os órgão competentes para que seja possível a obra nesse trecho de forma sustentável.

Como é um trecho sem pavimento, a conservação da rodovia é realizada pela empresa LCM.

Lote 1 - Uruará-Medicilândia

Lote 2

Com extensão de 83,12 quilômetros, este lote fica localizando entre os municípios de Uruará-Placas. Neste lote a Licença de Instalação 825/2011-IBAMA ainda não permite as obras em 40 km, pois está próximo à Terra Indígena Arara e a FUNAI ainda não liberou as obras perto dessa área indígena. No entanto, no trecho liberado o consórcio construtor MAC/PAVOTEC executou a pavimentação de 5,8 quilômetros.  Pista em boas condições de trafegabilidade. Nas áreas não pavimentadas há atividades de conservação da rodovia pela empresa LCM.

Lote 2 - Placas - Uruará

Lote 3

Com extensão de 89,78 quilômetros, este lote fica localizado entre Placas-Rurópolis. Neste trecho 6 km já foram pavimentados pelo consórcio construtor MAC/PAVOTEC. Nesse trecho estão ocorrendo atividade de manutenção da rodovia realizado pela LCM. Construtora responsável: Consóricio MAC-VILASA.

Lote3-Pista boa para trafegabilidade