Andamento das Obras


Lote único

O Lote Único, que se inicia no Km 134,9 até o Km 178,6 da BR-230/PA tem  43,7 quilômetros de extensão e está localizado entre os municípios de Marabá e Itupiranga. Sua pavimentação está totalmente concluída. As obras de pavimentação, sinalização, implantação de sistemas de drenagem que eram necessárias foram realizadas pelo Consórcio Construtor TAMASA/CIMCOP.

br2302

Lote 1

Localizado entre Itupiranga e Novo Repartimento, o Lote 1 possui 105 quilômetros de extensão. As obras de pavimentação seguem conforme cronograma e os serviços de construção de drenagens e terraplanagem estão sendo realizados. Durante um tempo houve um impedimento de construção nesse trecho por causa da proximidade coma Terra Indígena Parakanã, mas esse bloqueio foi liberado e não há mais impedimentos por parte dos órgãos responsáveis pelos indígenas nem pelo órgão que emite a licença ambiental de instalação. O Consórcio construtor responsável é o TAMASA/CIMCOP. Onde as obras ainda não alcançaram, é realizada a conservação e manutenção da rodovia pela empresa RODOCON.

lote1

BR-442

A rodovia BR-422/PA possui 73,7 km de extensão e vai do entroncamento com a BR-230/PA e o município de Novo Repartimento até o entroncamento com a PA-156-Tucuruí.

Esta rodovia ainda não possui licença ambiental para instalação de pavimentação, logo, realiza-se a conservação e manutenção da trafegabilidade do trecho.

lote 422

Lote 2

Localizado entre os municípios de Novo Repartimento e Pacajá, o Lote 2 possui 105 quilômetros de extensão. Até o momento, esse trecho possui 71.6 km de asfalto. Todo o trecho está liberado para obras do ponto de vista ambiental. Atualmente estão sendo realizadas apenas atividades de conservação da rodovia nesse lote. A construtora responsável pela pavimentação é a Sanches Tripoloni.

02 Lote 2 (Novo Repartimento-Pacajá)

Lote 3

Localizado entre os municípios de Pacajá e Anapu, o Lote 3 possui 105 quilômetros, destes 97 km já estão asfaltados. Faltam apenas pequenos trechos de pavimento e a implantação das novas pontes com seus respectivos encabeçamentos. Nos trechos sem pavimentação asfáltica há atividade de conserva. A construtora responsável pela pavimentação é a TORC.

lote atm i

Lote 4

Localizado entre os municípios de Anapu e Altamira, o Lote 4 tem 150 quilômetros de extensão, destes, 135 estão asfaltados. Faltam apenas pequenos trechos de pavimento e a implantação das novas pontes com seus respectivos encabeçamentos. Nos trechos sem pavimentação asfáltica há atividade de conserva. A construtora responsável pela pavimentação é a TORC.

lote iv

Lote 5

Com extensão de 84,4 quilômetros, o Lote 5 está localizado entre os municípios de Altamira e Medicilândia. Destes, 82 km estão asfaltados. No entanto, existem alguns pontos onde houve o colapso do asfalto e, portanto, atualmente estão sendo feitos estudos para a recuperação para algumas dessas áreas. para outras, os estudos já foram realizados e estão sendo realizadas atividades de recuperação, com ações de corte e remoção do aterro comprometido, instalação de colchões drenantes. Além disso, também são realizadas medidas de recuperação ambiental como o reforço na semeadura (hidrossemeadura e a lanço) e implantação de biomantas. A construtora responsável por esse lote atualmente é a Sanches Tripoloni.

lote V r

Lote 1

Com extensão de 83,10 quilômetros, fica localizado entre os municípios de Medicilândia e Uruará. A Licença de Instalação 825/2011-IBAMA ainda não permite as obras neste lote, pois está próxima à Terra Indígena Arara e a FUNAI ainda não liberou as obras perto dessa área indígena. Os estudos e trâmites necessários estão sendo realizados entre os órgão competentes para que seja possível a obra nesse trecho de forma sustentável.

Como é um trecho sem pavimento, a conservação da rodovia é realizada pela empresa LCM.

lote 1 M-U

Lote 2

Com extensão de 83,12 quilômetros, este lote fica localizando entre os municípios de Uruará-Placas. Neste lote a Licença de Instalação 825/2011-IBAMA ainda não permite as obras em 40 km, pois está próximo à Terra Indígena Arara e a FUNAI ainda não liberou as obras perto dessa área indígena. No entanto, no trecho liberado o consórcio construtor MAC/PAVOTEC executou a pavimentação de 5,8 quilômetros. Nas áreas não pavimentadas há atividades de conservação da rodovia pela empresa LCM.

lote 2 U-P

Lote 3

Com extensão de 89,78 quilômetros, este lote fica localizado entre Placas-Rurópolis. Neste trecho 6 km já foram pavimentados pelo consórcio construtor MAC/PAVOTEC. A conservação da rodovia é realizada pela empresa LCM.

lote 3