Gerenciamento de resíduos é tema de palestra para os colaboradores das Construtoras envolvidas nas obras da BR-230.

Publicado por: Glícia Favacho

03


     O Programa de Educação Ambiental da BR-230/422/PA esteve no canteiro de obras da empresa Sanches Tripoloni em Brasil Novo, responsável pelas obras no lote 5 (Medicilândia/Altamira) e lote 2 (Pacajá/Novo Repartimento), ministrando uma palestra para os trabalhadores sobre “Boas Práticas para o Andamento das Obras”.

     Pontos importantes foram abordados com base nas resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos gerados nas obras de construção civil. Além disso, explicou aos trabalhadores quais as principais fontes geradoras de resíduos sólidos e efluentes líquidos, a ordem e prioridade no gerenciamento (redução, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final) e o tipo de classificação dos resíduos (resíduos perigosos ou contaminados, resíduos recicláveis, resíduos orgânicos e resíduos não recicláveis).

   Durante a palestra, imagens do acondicionamento dos diversos tipos de materiais ilustraram o que preconiza a resolução do CONAMA. De acordo com o técnico ambiental, Pedro Gonçalves, essas ações educativas são de suma importância, para mostrar aos trabalhadores como devem ser gerenciados os resíduos oriundos da construção, “além disso, procuramos sempre orientá-los quanto ao uso do EPI, tanto no que se refere ao acidente em si quanto à importância da prevenção e do próprio empregado observar as regras, as normas de segurança e a utilização dos EPIs”, ressaltou.