Curso de reciclagem alia preservação ambiental e geração de renda em Brasil Novo/PA.

Publicado por: Glícia Favacho

DSCN6314


Na manhã desta quarta-feira, 02, a equipe de Educação Ambiental da BR-230/422/PA, a convite da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) de Brasil Novo, esteve participando do Curso de Materiais Recicláveis ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), com o objetivo de aproveitar as garrafas plásticas que seriam descartadas e que poderiam parar no meio ambiente. O curso ensina a produzir peças artesanais decorativas e utilitárias aproveitando justamente matérias primas recicláveis.

     De acordo com o Secretário do Meio Ambiente Tarcísio Venturini, uma das preocupações do município vem sendo com o meio ambiente, “era necessário pensar em alternativas e a reciclagem foi uma das saídas para evitar maiores problemas ao meio ambiente, muitos empresários já vem adotando medidas com relação ao descarte corretos dos resíduos e agora com o curso, muitos poderão contribuir com o desenvolvimento sustentável, aumentar a qualidade de vida com mais produtos reaproveitados no mercado e conseguir uma renda extra”.

     Entre as vantagens da reciclagem podemos destacar: a redução do uso de fontes naturais, que por muitas vezes não são renováveis, e a minimização de práticas nocivas ao meio como a incineração ou aterro de produtos. Na lista dos materiais que podem ser reciclados estão: aço, alumínio, baterias, borracha, computadores, embalagens longa vida, entulho, madeira, metal, papel, plástico, embalagens e vidros.

     Para a Especialista Ambiental Luanna Nava, “é preciso que os setores da sociedade civil e privada se organizem para mobilizar e apoiar iniciativas que visem a preservação do meio ambiente através da reutilização e reciclagem de materiais, os quais podem trazer até mesmo retorno econômico para as comunidades”, ressalta.