Dia Internacional da Mulher traz alerta sobre a violência ao sexo feminino

Publicado por: Glícia Favacho

EMEF Artur Teixeiras


“Denuncie, você não está sozinha!”, esse foi o principal ponto abordado na palestra promovida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), por meio do Programa de Educação Ambiental da BR-230/422/PA na manhã desta quinta-feira (08/03) na escola Artur Teixeira em Altamira em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A data que simboliza a busca pela igualdade entre homens e mulheres e que deveria ser motivo de comemoração apresenta dados assustadores. Os dados divulgados pelo Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revelam que o Brasil permanece como uma das nações mais violentas do mundo para as mulheres.

As estatísticas levantadas mostram que 4.473 mulheres foram vítimas de homicídio em 2017, um crescimento de 6,5% em relação a 2016. Isso significa que uma mulher é assassinada a cada duas horas no Brasil, taxa de 4,3 mortes para cada grupo de 100 mil pessoas do sexo feminino. A palestra conduzida pela Assistente Social, Geruza do Vale, abordou, entre outros pontos, a importância da Lei Maria da Penha como instrumento de combate à violência contra a mulher, em suas mais diferentes formas. Destacou ainda, a legislação (Lei 11.340/2006) que define que a violência domestica contra a mulher é crime e aponta as formas de evitar, enfrentar e punir a agressão, indicando ainda a responsabilidade que cada órgão público tem para ajudar as vítimas desses tipos de violência.

Para a estudante Joerlane Barbosa, de 14 anos, o tema é muito interessante. “Isso tudo abre a nossa visão e se depararmos com uma situação como esta vamos saber agir”, declarou. O objetivo da palestra foi debater os diferentes tipos de violência sofridos pela mulher e sensibilizar a comunidade escolar para as medidas de prevenção no combate à esse crime. “Violência contra a mulher é combatida com denúncia, por isso frisamos bastante a importância da denúncia, essencial para que providências sejam tomadas”, explica Geruza. A palestrante explica ainda para denúncias devem-se procurar as Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAM), em Altamira ligar no telefone (93) 3515-5422, ou para denúncias anônimas, utilizar o Disque Direitos Humanos (Disque 100).