DNIT alerta e orienta comunidade sobre cuidados com animais peçonhentos.

Publicado por: Glícia Favacho

10


     Acidentes com animais peçonhentos, como aranhas, escorpiões, serpentes, entre outros, são comuns na região da Transamazônica. E não é à toa: por conta do clima tropical e da diversidade local, a região reúne centenas de espécies desses animais. Para alertar e orientar a população sobre o perigo e cuidados que devem ter para prevenir acidentes com esses e outros animais peçonhentos, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), por meio da Gestão Ambiental BR-230/422/PA esteve na vila Arataú, comunidade próximo ao município de Pacajá/PA.

     A melhor forma de evitar acidentes é adotar medidas de prevenção. Por isso,  recomenda-se manter a casa e a área ao redor limpas, uma vez que o lixo e entulhos podem servir de abrigo para muitos destes animais. Também é importante ficar atento à limpeza de armários, já que ambientes escuros e úmidos servem de esconderijos para aranhas e escorpiões. Moradores de área rural e trabalhadores da agricultura não podem deixar de usar luvas e botas ao entrar em matas ou plantações. A equipe aproveitou para reforçar a importância destas espécies para o ecossistema frisando a importância de sua preservação e desmentir certos mitos e lendas a respeito dos animais. É de fundamental importância tais orientações, visto que há uma exposição da população em geral a ambientes amplamente povoados por animais, incluindo espécies peçonhentas, como por exemplo o acúmulo de resíduos que acaba sendo um dos principais fatores que levam aos acidentes, pois alguns animais peçonhentos como aranhas e serpentes, alimentam-se respectivamente de baratas e roedores, presas que vivem em meio ao lixo.

     O Ministério da Saúde alerta para os cuidados que as pessoas devem ter, além das medidas básicas de prevenção. Em caso de acidente, a pessoa deve ser encaminhada, o mais rápido possível, para o hospital.

     Durante a ação, a comunidade recebeu material educativo com informações sobre o tema.