Novembro Azul – Comunidade recebe orientações sobre câncer de próstata

Publicado por: Glícia Favacho

4


     Depois do Outubro Rosa, chegou a vez do Novembro Azul. Uma campanha que visa conscientizar a população masculina da importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata que segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), um homem morre a cada  30 minutos em consequência da doença, com 13.772 óbitos por ano no Brasil. A partir destes dados preocupantes, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), por meio do Programa de Educação Ambiental da BR-230/422/PA, promoveu no mês de novembro atividades para estimular o cuidado com a saúde do homem. A ação teve ampla participação de moradores da comunidade Diamantina, próximo ao município de Marabá/PA.

     Repassar informações sobre o câncer de próstata e as medidas preventivas necessárias em apoio à Campanha é uma forma de sensibilizar os homens para a quebra de tabus, mudando a cultura dos homens de só se consultarem com um médico quando estão doentes, diferentes das mulheres, mas adeptas de exames preventivos. Estatísticas mostram que cerca de 30% dos pacientes do Sistema Único de Saúde dão diagnosticados com câncer de próstata já em estágio avançado. Se descoberto no início, a doença é curável em 90% dos casos.

     Por isso, a iniciativa foi marcada pelo diálogo com a população e a entrega de folheto informativo que contribuíram para orientar as pessoas sobre a importância de manter hábitos de vida saudáveis, realizar o exame periodicamente e procurar um profissional da saúde na descoberta de qualquer suspeita sobre a doença.