Ação pedagógica alia metodologias aos 17 Objetivos da Agenda 2030 da ONU

Publicado por: Glícia Favacho

03


     Criar oportunidades para que estudantes e educadores aprendam a desempenhar papéis igualmente importantes, com aprendizagem mediada, priorizando o conhecimento individual, as limitações e os talentos de cada um, promovendo uma educação integrada às novas demandas sociais. Essas são as novas metodologias utilizadas para potencializar a aprendizagem, promovendo o engajamento e proporcionando o desenvolvimento da autonomia e da consciência sobre o processo de aprendizagem.

     Diante de todos esses aspectos e de um mundo em constante transformação em todas as áreas, a equipe de Educação Ambiental da BR-230/422/PA realizou um seminário para educadores da rede municipal de ensino em Pacajá/PA abordando “Os 17 objetivos da Agenda 2030 da ONU”, visando discutir novos modelos que priorizam uma educação inovadora e integrada às novas demandas sociais.

     Durante o seminário, os professores puderam compartilhar suas experiências sobre os aspectos positivos e negativos a respeito das metodologias pedagógicas impostas nos currículos escolares.

     A Agenda 2030 consiste em um plano de ação. A ONU entende que a erradicação da pobreza, em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e suas 169 metas, demostram a escala e a ambição desta nova agenda mundial. Eles se constroem sobre o legado dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, buscando concretizar os direitos humanos, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas. Eles são integrados e indispensáveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

     A capacitação faz parte das ações do DNIT, através da Gestão Ambiental da BR-230/422/PA, que atua em todos os municípios interceptados pela rodovia Transamazônica.