Ações do Maio Amarelo se encerram com caminhada em Altamira/PA

Publicado por: Glícia Favacho

23


     Campanha teve o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidente no trânsito e contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Departamento Municipal Transporte Trânsito (Demutran), representantes da Prefeitura de Altamira, imprensa, estudantes e a comunidade altamirense.

     Ao longo deste mês diversas ações foram realizadas como palestras em escolas, em canteiros de obras e blitz educativas, distribuição de material informativo e debate sobre a temática ao longo da rodovia Transamazônica. As atividades fizeram parte do Movimento Maio Amarelo, que visa chama atenção da sociedade para a mudança de comportamento no trânsito. A convite do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), a Gestão Ambiental da BR-230/422/PA encerrou a programação do Maio Amarelo 2017 com uma caminhada nas ruas de Altamira/PA.

     O ponto de concentração foi na Avenida Tancredo Neves, às 7:30h da manhã, com saída às 8h. Durante o evento foram apresentados dados e informações para o público visando conscientizar sobre os risos e danos à vida. O percurso programado terminou na frente da Praça do Estudante. Mesmo com chuva que caiu durante parte da manhã, os participantes da caminhada mantiveram a atividade de conscientização por um trânsito mais seguro.

     A Caminhada Maio Amarelo 2017 reuniu diversos órgãos municipais, estaduais e federais de trânsito e visou mobilizar, mais uma vez, a população em torno do tema da campanha deste ano: “Minha Escolha Faz a Diferença”.  Dados do Ministério da Saúde divulgados recentemente apontam o Brasil como o quinto país no ranking de acidentes de trânsito. O Movimento Maio Amarelo é uma ação da Organização das Nações Unidas (ONU), em mais de 100 países, que prevê metas para as reduções de acidentes até 2020. Por ano, morrem no Brasil cerca de 45 mil pessoas vítimas de acidentes de trânsito.