Alunos aprendem a confeccionar armadilhas para capturar o mosquito da dengue

Publicado por: Glícia Favacho

Dengue_18


     Em uma oficina realizada com alunos do 5º e 7º ano nas escolas municipais de ensino em Altamira e Medicilândia, a equipe da Gestão Ambiental da BR-230/422/PA desenvolveu uma dinâmica para confecção de armadilhas, uma forma artesanal, mas bastante eficiente, de capturar o mosquito transmissor da dengue.

     A aula foi prática. Os alunos, depois de receberem informações sobre o transmissor da dengue, o Aedes aegypti, e as formas de combate, botaram a mão na massa, ou melhor, na garrafa pet. Concentradíssimos, por alguns momentos, meninos e meninas se dedicavam na confecção das armadilhas, conscientes da importância do trabalho desenvolvido se empenhavam em construir a cilada que prometia surpreender o mosquito. “Depois de cortar, vamos colocar uma tela na ponta da garrafa e o mosquito que cair na armadilha não vai mas conseguir sair e vai morrer aqui dentro”, ensinou Matheus da Silva, 13 anos, que caprichava na tarefa.

     A dinâmica deu certo, os alunos foram conscientizados e mostravam-se felizes com a dinâmica utilizada pela Gestão Ambiental, além de entenderem a importância da colaboração de todos no combate ao mosquito. “Sabemos que só a armadilha não vai resolver, devemos ajudar fazendo nossa parte limpando os quintais e eliminando local onde o mosquito possa botar os ovos”, alertou a estudante Mikaelly Tavares, 12 anos.