Busca ativa de alunos pode ajudar a reduzir abandono e evasão escolar ao longo da rodovia Transamazônica/PA

Publicado por: Glícia Favacho

IMG_1678


     “Estratégia de Intervenção para Promover a Permanência dos Estudantes nas Escolas”. Esse é o tema do seminário realizado nesta segunda-feira (11), pelo DNIT, através do Programa de Educação Ambiental da BR-230/422/PA, aos docentes do município de Marabá.

Durante a ação, foi apresentado a ferramenta “Busca Ativa Escolar”, criado pela UNICEF e UNDINE, com o objetivo de promover a inclusão social e erradicação da evasão escolar. Nesse âmbito, contextualizou-se a questão do direito à educação e seus desafios, explicando a iniciativa Fora da Escola Não Pode! a estratégia de Busca Ativa Escolar e quais devem ser os atores envolvidos em sua implementação no município.

E no final, a equipe apresentou um vídeo destacando a importância da busca ativa de crianças e adolescentes fora da escola e a ferramenta tecnológica.
Segundo os docentes, a proposta já foi apresentada e a dificuldade encontrada no momento é de se entender o funcionamento da ferramenta, a produção de alertas, por meio de aplicativo (iOS e Android) com ênfase nas atividades de campo.

A equipe foi convidada a retornar ao município, com uma nova abordagem, para ajudá-los a entender profundamente a utilização da ferramenta tecnológica.