Dia da Amazônia: Garanta a existência da Floresta

Publicado por: Glícia Favacho

EMEF José Cícero da Silva


     Em comemoração ao Dia da Amazônia, 5 de setembro, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), através do Programa de Educação Ambiental da BR-230/422/PA esteve nas escolas municipais em Novo Repartimento/PA para debater com os alunos sobre o futuro da Amazônia. A atividade proposta foi a apresentação do documentário “Amazônia Sociedade Anônima”, demonstrando a importância da floresta para o futuro econômico e climático do Brasil, além de levantar discussões sobre questões cruciais para a região como desmatamento e os impactos socioambientais causados por grandes projetos.

     Dinâmico e objetivo, o documentário mostrou os desafios enfrentados por uma região que detém a maior biomassa florestal do planeta concentrando a maior biodiversidade da Terra, com a maior bacia hidrográfica do mundo, abrigando 180 etnias indígenas e que será impactada por grandes obras de infraestrutura. Os alunos refletiram sobre a importância da Amazônia, correlacionando a floresta com o equilíbrio ambiental e climático do planeta e compreendendo como as ações antrópicas podem afetar esse ecossistema. Estimular um olhar mais crítico sobre o assunto despertou nos alunos preocupação quanto aos possíveis impactos ambientais, revendo os riscos para o meio ambiente sem deixar de se preocupar com o desenvolvimento da sociedade.

     Para a Engenheira Agrônoma, Luanna Nava, é preciso estimular as práticas de preservação através da “conscientização que começa nas escolas com um trabalho contínuo desde os anos iniciais. Uma vez enraizado este conceito na comunidade escolar, os próprios alunos levarão para casa essa mudança de comportamento, assim, faremos uma corrente de disseminação de uma nova cultura que percebe o impacto da intervenção humana na natureza”.