Dia da Árvore é celebrado com ação de conscientização e plantio de mudas

Publicado por: Glícia Favacho

15


Iniciativa conscientizou alunos sobre a importância de se preservar árvores e florestas

     O dia 21 de setembro, Dia da Árvore, é marcado por atitudes voltadas à preservação e conservação ambiental. Pensando nisso, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), por meio do Programa de Educação Ambiental da BR-230/422/PA, esteve na Escola Juscelino Kubitschek, localizada entre os municípios de Novo Repartimento e Itupiranga no km 130, para uma ação de conscientização e respeito à preservação das árvores.

     Com muita brincadeira e gincana com perguntas e respostas, os alunos aprenderam sobre a importância da preservação das árvores para a manutenção da vida, desenvolvimento de atitudes voltadas à conservação, manejo e uso sustentável. A ação contou com a participação da mascote da rodovia Transamazônica, (BR-230/PA), Ana Castanha, que esteve presente interagindo com as crianças.

     O diretor Elinaldo Alves, destacou a necessidade de incentivar os alunos em atividades ambientais como a arborização. “Todas as ações voltadas para a conservação da natureza são positivas, pois mostram para as crianças a importância de cuidar e preservar as árvores, que é um bem natural tão valioso para todos nós”, afirma.

     O cultivo de plantas não é novidade para Antônio Neto Dias, que foi o primeiro a plantar árvores na escola. A espécie escolhida foi a samaúma, árvore imponente da Amazônia, plantada em 1985, mesmo ano em que fundou a escola Juscelino Kubitschek, localizada dentro de sua propriedade. Outra espécie plantada foi o pau brasil, como parte das comemorações dos 500 anos do País, onde cada escola ganhou uma muda para cultivar.

      “Vendo essas crianças plantando esses ipês me emociono, ao lembrar que há 33 anos plantei pela primeira vez aqui. Por isso acredito que ações como essa estimulam a tão necessária consciência ecológica, principalmente porque envolve as crianças que certamente farão a diferença em um futuro próximo, mudando esse cenário de devastação ambiental em que o país lamentavelmente atravessa”, enfatiza.

     Para Eulla Mesquita, membro do Programa de Educação Ambiental da BR-230/422/PA, a ação foi pensada para a conscientização sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente. Dessa forma foi realizado um mutirão de limpeza envolvendo a comunidade escolar, com orientações sobre destinação e acondicionamento correto dos resíduos gerados na escola. Ela conta que os alunos ficaram muito empolgados com a iniciativa, pois compreenderam que é melhor conservar e cultivar novas árvores do que desmatá-las.