Dia Mundial da Saúde: O nosso planeta, a nossa saúde

Publicado por: Glícia Favacho

DMS_2022_vf


     Somos capazes de reimaginar um mundo onde ar limpo, água e comida estejam disponíveis para todos? Onde as economias estão focadas na saúde e no bem-estar? Onde as cidades são habitáveis ​​e as pessoas têm controle sobre sua saúde e a saúde do planeta?

     Este ano, a Organização Mundial da Saúde dedicou o Dia Mundial da Saúde ao tema: “O nosso planeta, a nossa saúde”, com enfoque nas ações necessárias para manter as pessoas e o planeta saudáveis e na promoção das sociedades focadas no bem-estar.

     A OMS estima que mais de 13 milhões de mortes em todo o mundo a cada ano se devem a causas ambientais evitáveis. Isso inclui a crise climática, que é a maior ameaça à saúde que a humanidade enfrenta. A crise climática é também uma crise de saúde.

     Quando se trata de planejamento e execução de ações para evitar, reduzir ou compensar os impactos negativos de seus empreendimentos, o DNIT é referência nacional. Na Autarquia, a Coordenação-Geral de Meio Ambiente (CGMAB), da Diretoria de Planejamento e Pesquisa, é a área responsável que desenvolve, implanta e coordena o sistema de gestão ambiental rodoviário, ferroviário e aquaviário do Plano Nacional de Viação de Transportes.

Ao realizar a pavimentação das BR-230/PA e BR-422 o DNIT incorporou o conceito de gestão ambiental ao contratar o Consórcio Ambiental BR-230/422/PA, composto pelas empresas STE S.A., ASTEC e PROGAIA, para realizar a Gestão Ambiental dessas rodovias. Assim o DNIT está zelando para que as obras estejam em estrita observância à legislação ambiental, por meio da adoção de práticas sustentáveis de controle e mitigação de impactos ambientais, com vistas à preservação do meio ambiente, nos aspectos físicos, bióticos e socioeconômicos.