Dia Nacional da Conservação do Solo é comemorado na CFR em Uruará/PA

Publicado por: Glícia Favacho

CFR de Uruará/PA


     Em decorrência do Dia Nacional da Conservação do Solo (15 de abril), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), através do Programa de Educação Ambiental da rodovia Transamazônica (BR-230/PA), promoveu nesta quinta-feira (04/04) a palestra “Manejo e Conservação do Solo” para cerca de 60 agricultores e produtores na Casa Familiar Rural de Uruará/PA.  A data é dedicada à conscientização da população sobre o uso e o manejo sustentável do solo propondo uma reflexão sobre as riquezas e fragilidades deste recurso natural.

     De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), atualmente 2,6 bilhões de pessoas dependem diretamente da agricultura para sobreviver, ainda assim esse recurso vem sendo degradado de forma cada vez mais rápida, onde 52% do espaço utilizado para o cultivo de alimentos é impactado pela degradação. Essas áreas poderiam ser manejadas de forma eficiente com a adoção de tecnologias adequadas que possibilitariam o aumento da produtividade com sustentabilidade econômica e ambiental.

     A explanação foi conduzida pela Engenheira Agrônoma, Luanna Nava, que ressaltou a importância das práticas conservacionistas conciliando a produção com a manutenção da capacidade de uso do solo. Enfatizando os principais tipos de solos, suas características como solo argiloso, arenoso, humoso e calcário, os principais tipos de erosão que podem ocorrer em áreas agrícolas e os principais impactos intrínsecos e extrínsecos à propriedade rural.

     É necessário que o produtor rural entenda a importância do manejo e da conservação do solo, através das técnicas que podem ser utilizadas em suas propriedades, aumentando assim a capacidade de produção de sua lavoura e com isso ajudando na preservação dos recursos naturais.