Dinâmica busca conscientização ambiental no descarte de resíduos sólidos

Publicado por: Glícia Favacho

EMEF 10 DE MAIO


     Conscientizar alunos e comunidade a dar o destino correto aos resíduos sólidos gerados. Este é o objetivo da dinâmica realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), por meio do Programa de Educação Ambiental da BR-230/422/PA, nas escolas municipais em Pacajá/PA. Com atividades práticas e didáticas sobre os problemas ambientais enfrentados com o lixo, os alunos aprenderam na ação a diferença de lixo e resíduo, como separá-lo corretamente e foram incentivados a pensar em possíveis soluções para essa questão, ensinando-os a separar o lixo em materiais recicláveis e não recicláveis, separando de acordo com a classificação universal (explicando que cada cor, em qualquer lugar do mundo, corresponde a um material: amarelo para metal; vermelho para plástico; azul para papel; verde para vidro; e marrom para lixo orgânico).

     De acordo com a diretora da escola 10 de Maio, Marcilene Dantas, a educação ambiental é um importante instrumento de mobilização para mudanças de hábitos e comportamentos da comunidade. “As atividades educativas são importantes para sensibilizar jovens quanto a sua efetiva participação na coleta seletiva de resíduos sólidos, criando o hábito de separar os materiais recicláveis de modo correto”, afirma.  A dinâmica buscou desenvolver nos alunos atitudes de cuidado com o meio onde vivem proporcionando oportunidades de aquisição de conhecimentos, valores, atitudes e interesse ativo para protegê-lo e melhorá-lo.

     Através das rodas de conversas e da atividade, as crianças construíram conhecimentos sobre o lixo produzido na escola, percebendo como podem e devem exercer ali um importante papel social de melhoria da qualidade de vida no ambiente em que vivem. As crianças foram incentivadas a participar e levar essa preocupação aos adultos.