DNIT promove ação com alunos em Altamira/PA

Publicado por: Glícia Favacho

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Mais de 100 alunos participaram das atividades de encerramento anual.

O consumo de bens e serviços de forma exagerada, tem levado à exploração excessiva dos recursos naturais e interferindo no equilíbrio do planeta. Nós, seres humanos, já estamos consumindo mais do que a capacidade do planeta de se regenerar, alterando o equilíbrio da Terra. Segundo o relatório Planeta Vivo (WWF, 2008), a população mundial já consome 30% a mais do que o planeta consegue repor. De outro modo, esse consumo é extremamente desigual, enquanto uns consomem muito mais do que suas necessidades básicas outros sofrem com a falta de recursos essenciais para a manutenção vital.

Para que a sociedade adquira uma consciência ecológica e adote uma postura para a preservação do meio ambiente, é fundamental oferecer a educação ambiental em todos os níveis de ensino com abrangência de pessoas em todas as idades e níveis sociais. A partir desse olhar, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), por meio do Programa de Educação Ambiental da BR-230/422/PA, esteve na Escola Municipal João e Maria em Altamira/PA desenvolvendo uma ação com os alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental. É importante despertar desde a pré-escola o sentimento de responsabilidade, gerando o entendimento de que as escolhas podem refletir de forma positiva ou negativa para o meio ambiente e, consequentemente, para a humanidade.

A dinâmica desenvolvida com as crianças envolveu brincadeiras práticas sobre os problemas ambientais enfrentados com o lixo. Os alunos aprenderam sobre separação e classificação do lixo, consumo sustentável e a reutilização de materiais. No Brasil, aproximadamente um quinto do lixo é composto por embalagens. São 25 mil toneladas que vão parar, todos os dias, nos depósitos de lixo.

A ação contou com a participação da Ana Castanha, mascote da rodovia Transamazônica, que de forma lúdica contribui para a sensibilização das crianças diante dos problemas ambientais. Para a professora Katiane Carvalho, as crianças saem motivadas e as brincadeiras em grupos proporcionam uma melhor aprendizagem. “A socialização e a interação das crianças são muito importantes para a evolução delas, quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação”, e completa: “Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na pré-escola”.

A dinâmica buscou desenvolver nas crianças atitudes de cuidado com o meio onde vivem, e entender que é fundamental que não só durante o período do Natal, mas durante o ano todo tenhamos consciência em relação ao consumo desnecessário e a correta separação do lixo.