Educação Ambiental Interdisciplinar ganha destaque nas escolas da Transamazônica

Publicado por: Glícia Favacho

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Partindo do pressuposto de que muito se fala em degradação do meio ambiente, porém poucas atitudes concretas são efetivadas na escola e no entorno, o DNIT, através do Programa de Educação Ambiental BR-230/422/PA, debateu com os educadores de Brejo Grande do Araguaia, a Educação Ambiental interdisciplinar nas escolas como fundamental para conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente e dos recursos naturais da região. Com a possibilidade de envolver diversas disciplinas, como ciências, geografia, história e até mesmo matemática, para abordar a temática ambiental de maneira abrangente e contextualizada, onde os educadores propõem Educação Ambiental coletiva com propostas em que os atores envolvidos são responsáveis pelas decisões tomadas, tornando os alunos e o corpo docente da escola com o conhecimento prévio dos problemas ambientais, atores aptos a decidir, planejar e executar as ações voltadas para contribuir com o meio ambiente como atividades práticas, visitas a áreas naturais e projetos de pesquisa que possam complementar o aprendizado teórico, promovendo uma compreensão mais profunda e um engajamento efetivo dos estudantes na conservação ambiental.

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