Estudantes participam de palestra sobre Violência e Exploração Sexual em Belo Monte

Publicado por: Glícia Favacho

WhatsApp Image 2018-12-11 at 18.36.17


     Crianças e adolescentes são os elos mais fracos de diversas cadeias: a da falta de educação e saúde, do trabalho infantil, da violência doméstica e, inclusive, da exploração sexual. Para tratar destes assuntos, a equipe da Gestão Ambiental da BR-230/422/PA – Rodovia Transamazônica, esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental do Evangelho, na vila de Belo Monte nesta terça-feira, 11/12, ministrando uma palestra sobre: “Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, para os alunos do 5º ao 9º ano.

    Exploração sexual consiste na utilização de crianças e adolescentes em atividades sexuais remuneradas, como a exploração no comércio do sexo, a pornografia infantil ou a exibição em espetáculos sexuais públicos ou privados. Não é somente quando ocorre o ato sexual propriamente que se caracteriza a exploração sexual, inclui também qualquer outra forma de relação sexual ou atividade erótica que implique proximidade físico-sexual entre a vítima e o explorador. No Brasil, dados mostram que a cada hora, três crianças são vítimas de abuso, representando 70% dos casos que ocorrem com menores de idade.

     Falta ainda para muitos entenderem que crianças e adolescentes como pessoas em desenvolvimento e sujeitos de direitos devem ter proteção integral e a não concretização desse direito favorece a atuação dos aliciadores e enfraquece o sistema de proteção. Todos esses fatores aumentam a vulnerabilidade das crianças e adolescentes frente àqueles que buscam utilizá-los para fins de exploração sexual comercial.

     Crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual sofrem muitas consequências tanto físicas como psicológicas, e geralmente há uma dificuldade muito grande para readaptação no ambiente social, pois confiar novamente é uma tarefa muito difícil. A partir das orientações apresentadas, alunos e professores recebem a responsabilidade de atuar como multiplicadores das informações recebidas, junto aos colegas.