Execução do PRAD nas obras de pontes na Transamazônica/PA

Publicado por: Glícia Favacho

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     O Programa de Recuperação de Área Degradada (PRAD), executado pelas construtoras responsáveis em cada lote de obras, é uma metodologia de reabilitação das áreas utilizadas nas obras e correção dos *passivos ambientais. Tecnicamente, o PRAD refere-se ao conjunto de medidas que propiciarão à área degradada condições de estabelecer um novo equilíbrio dinâmico, com solo apto para uso futuro e paisagem esteticamente harmoniosa.

     Nas obras de implantação e pavimentação da rodovia Transamazônica (BR-230/PA), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) avança com os serviços previstos nas construções das pontes de concreto que substituirão as de madeira, comuns em toda a rodovia. As obras, até o momento, são divididas em quatro lotes de pontes que vão desde a divisa do estado do Pará com o Tocantins até o município de Rurópolis, sendo que em alguns desses lotes de pontes já se encontram em fase de execução do PRAD. Antes destes serviços foram realizados a execução dos dispositivos de drenagem, passagens de fauna e sinalização horizontal e vertical.

     Todas as atividades são acompanhadas diariamente pelas equipes do Programa de Supervisão Ambiental. A conclusão das obras de pontes garantirá à população da região da Transamazônica melhor trafegabilidade e deslocamentos mais ágeis.

*passivo ambiental – corresponde a soma dos danos ao meio ambiente causados pelos executores das obras e que ainda não foram recuperados. Cabe destacar que estes passivos serão recuperados.