Ações nas escolas alerta para os riscos de utilização do rio arataú como balneário

Publicado por: Glícia Favacho

aratau 05


A ação seguirá até o final de outubro, quando a obra de recuperação será realizada no local como parte do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD.

      As equipes de Educação Ambiental e Comunicação Social da BR-230/422/PA estiveram realizando mais uma ação na Vila Arataú no município de Pacajá/PA, desta vez foram os alunos da Escola Cecilia Meirelles que receberam informações sobre os perigos da utilização das margens do rio arataú como balneário.  Dúvidas foram esclarecidas e panfletos foram distribuídos alertando sobre os perigos de utilizar a área antes da total recuperação do local que será executada como parte do Programa de Recuperação de Área Degradada – PRAD, previsto a partir de outubro, quando o volume e vazão do rio estiverem baixos. Entre as possíveis consequências, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – DNIT, estão desabamento das margens e deslocamento do aterro.

     A recuperação seguirá metodologias descritas no PRAD, que tem por objetivo planejar e executar adequadamente o processo de recomposição das áreas degradadas devolvendo as condições anteriores. Enquanto isso, a equipe espera que os alunos sejam agentes multiplicadores levando para os pais informações importantes que podem ajudar na segurança da população local.

     Em dezembro de 2015 a ponte sobre o Rio Arataú desabou, havendo a necessidade de construir um desvio sobre o rio como alternativa para a liberação do tráfego na BR-230 – Transamazônica.