ILPF como estratégia para o desenvolvimento rural sustentável da Transamazônica/PA

Publicado por: Glícia Favacho

05


     Mostrar que a intensificação sustentável dos sistemas agropecuários é uma saída para o aumento da produtividade e redução de impactos ambientais negativos. Essa foi a principal mensagem da palestra sobre Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), ministrada para filhos de agricultores em formação na Casa Familiar Rural (CFR) Francisco de Assis da Silva Gomes, localizada na rodovia Transamazônica km 285 no município de Pacajá/PA.

     Durante a palestra, a equipe ressaltou que a técnica é uma estratégia de produção que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área, trazendo mais sustentabilidade para o sistema rural, agregando valor ao produto, gerando mais renda para o setor – por aumentar a produção em uma mesma área – e trazendo muitos benefícios ambientais, como redução das emissões de gases de efeito estufa, adaptação às mudanças do clima, e conservação e aumento do estoque de carbono do solo.

     Após a palestra, foi proposto aos alunos a confecção de um projeto de manejo a ser implementado segundo as características presentes em suas propriedades rurais, aliando as informações teóricas ao conhecimento de cada aluno. A partir dos resultados percebe-se o quão a formação prática é importante para o desenvolvimento regional.