Integração de lavoura, pecuária e floresta (ILPF) é tema de palestra na Escola Agrícola Jean Hébette

Publicado por: Glícia Favacho

capa


     A integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) é uma estratégia de produção que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área. Esta forma de sistema integrado busca otimizar o uso da terra, diversificando a produção através de práticas sustentáveis e reduzindo a pressão para a abertura de novas áreas. A equipe de Educação Ambiental da BR-230/422/PA, esteve na Escola Família Agrícola (EFA)[1] Professor Jean Hébette, localizada no km 23 da BR-230/PA, para ministrar uma palestra com essa temática aos filhos de agricultores em formação naquela unidade.

     A explanação foi conduzida pela especialista ambiental, Luanna Nava, que apresentou os benefícios do sistema de ILPF como opção de recuperação de áreas degradadas, agregando retorno econômico ao produtor, diversificação na produção de alimentos e benefícios ambientais na propriedade. De acordo com a especialista, “o ILPF vem sendo recomendado pela Embrapa como importante estratégia para melhor manejo do solo, manutenção dos recursos hídricos agregando produtividade e sustentabilidade”. Esse sistema é implementado respeitando as características de cada bioma.

     A partir das informações repassadas, os alunos puderam discutir exemplos de acordo com a realidade de sua propriedade. A EFA é um espaço educacional voltado para atender os alunos do campo. Na escola os estudantes, de sete municípios, vivem em regime de internato, (em que os alunos passam 15 dias na EFA adquirindo conhecimentos teóricos, e os outros 15 dias junto à família aplicando esses conhecimentos).

[1] As ações nas EFA são realizadas em atendimento ao Plano Básico Ambiental da BR-230/PA, que determina ações dos Programas de Educação Ambiental e Comunicação Social junto aos produtores rurais.