Maio Amarelo: #MinhaEscolhaFazADiferença

Publicado por: Glícia Favacho

WALLPAPER 01


“Minha Escolha Faz a Diferença”. Com este tema o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária lança uma série de peças publicitárias para o Movimento Maio Amarelo 2017, mobilização voltada para a conscientização da sociedade sobre a importância da direção segura (a Melhor Escolha) e para ilustrar ações concretas que contribuam para mudar o trágico cenário dos acidentes de trânsito no Brasil (onde mais de 43 mil pessoas por ano perdem a vida) e do mundo.

As peças, incluindo spot de rádio, vídeos, posts, poderão ser utilizadas gratuitamente pela sociedade, entidades privadas e órgãos públicos, interessados em divulgar a causa do trânsito seguro e humano, que é a proposta central do Movimento.

Em janeiro de 2017, o tema “MINHA ESCOLHA FAZ A DIFERENÇA” foi definido pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), na Resolução 654, para estampar todas as campanhas educativas de trânsito no país ao longo do ano, inclusive o Maio Amarelo. A campanha do OBSERVATÓRIO para o Movimento Maio Amarelo deste ano foi criada pela agência F&Q Brasil e é um alerta para que todos escolham as melhores posturas no trânsito. É um estímulo para que condutores de qualquer tipo de veículo (caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas e bicicletas), inclusive pedestres, optem pela conduta apropriada . O tema tem o objetivo de ressaltar que os acidentes são resultado de escolhas erradas que fazemos.

O material publicitário produzido mostra, por exemplo, que o uso do celular ao volante; o beber e dirigir; o não uso do cinto de segurança; do assento errado para transportar crianças; o não respeito ao limite de velocidade estabelecido; o não uso do capacete para os motociclistas, são escolhas de cada condutor e que poderão lhes trazer consequências desastrosas, reforçando o conceito de que não há acidente e sim a escolha inadequada.

Com isso, as peças concluem que os acidentes decorrem das escolhas erradas. Todo condutor sabe que usar o celular ao volante ou beber e dirigir; não respeitar a sinalização, avançar no cruzamento, transportar crianças sem a proteção necessária, não usar o cinto (inclusive no banco traseiro), entre outros, são posturas erradas e sabe também dos riscos que não somente ele, mas as pessoas que transporta e as com quem divide as vias correm ao escolhê-las.

Diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho, destaca a importância da conscientização de que acidentes de trânsito não decorrem do acaso e sim das escolhas que milhares de condutores de veículos fazem a cada momento. Baseado em indicadores dando conta que 90% dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência, desatenção, ressalta que a conscientização de que somos os responsáveis pelos nossos atos também no trânsito, contida na frase tema do Maio Amarelo, é um dos caminhos para a reversão do triste cenário não só do Brasil, mas de todo o mundo.

Além do assustador quadro de mortos, feridos graves e de pessoas que passam a adquirir sequelas permanentes, os acidentes de trânsito no Brasil, lembra Ramalho, representam um custo anual de R$ 56 bilhões, que poderiam ser revertidos em investimentos para as áreas sociais.

Peças publicitárias destacam importância da melhor escolha

Celular ao volante, beber e dirigir, não usar cinto, entre outras, são escolhas no trânsito e, no geral, podem ser a causa de acidentes com graves consequências.

Fonte: Maio Amarelo