Maio amarelo: Movimento para a conscientização da segurança no trânsito

Publicado por: Glícia Favacho

EMEF Artur Teixeira


Palestras nas escolas, blitzes educativas e de orientações são realizadas em toda a rodovia.

    O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Faz parte da “Década de Ações para a Segurança no Trânsito” instituída pela ONU com a intenção de poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020. A chave para a redução da mortalidade, segundo o relatório da ONU, é garantir que os estados-membros adotem leis que cubram os cinco principais fatores de risco: dirigir sob o efeito de álcool, o excesso de velocidade, não uso do capacete, do cinto de segurança e das cadeirinhas.

Durante todo mês de maio, a Gestão Ambiental da BR-230/422/PA estará realizando ações educativas para chamar atenção da população sobre importância deste Movimento que traz como slogan “#Minha Escolha Faz a Diferença”. A equipe do Programa de Educação Ambiental esteve nas escolas da rede municipal de ensino apresentando o movimento Maio Amarelo, para alertar sobre os altos índices de mortes nas vias buscando a conscientização por um trânsito mais seguro, com a redução de acidentes e mortes.

    O uso de celular ao volante, beber e dirigir, não usar do cinto de segurança, entre outras, são escolhas no trânsito e, no geral, podem ser a causa de acidentes com graves consequências. No decorrer da palestra, vídeos, dados estatísticos e os posts com mensagens criadas para a versão 2017, foram apresentados aos alunos demonstrando a importância de se adotar uma nova postura em relação ao trânsito. As mudanças de comportamento em relação ao trânsito e a implementação de ações concretas contribuirão para mudar o trágico cenário dos acidentes de trânsito no Brasil (onde mais de 43 mil pessoas por ano perdem a vida) e no mundo.

     Os alunos André Reis e Estela Morais, ambos com 13 anos, estudantes da Escola Municipal Artur Teixeira contam que já sofreram acidentes devido à imprudência dos motoristas, e que esse movimento servirá de alerta para que todos escolham as melhores posturas no trânsito. É um estímulo para que condutores de qualquer tipo de veículo (caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas e bicicletas), inclusive pedestres, optem por uma conduta mais apropriada no trânsito.

     Além da palestra, blitzes educativas e outras atividades serão desenvolvidas pela Gestão Ambiental ao longo da rodovia Transamazônica.