Maio Amarelo – No trânsito, o sentido é a vida!

Publicado por: Rafael Acácio

1 - Baixa Resolução


Com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, o movimento Maio Amarelo surgiu a partir da necessidade de estimular na sociedade o debate sobre segurança viária. Em 2019 o tema escolhido, “No trânsito, o sentido é a vida!”, teve como inspiração nos cinco sentidos humanos. Por intermédio das crianças, sob assinatura da #MEOUÇA, levará a sociedade reflexões sobre o comportamento seguro no trânsito.

O DNIT, através do Programa de Educação Ambiental (Contrato Nº 508/2011), esteve na escola E.M.E.M.F Francisco de Assis Pereira em Anapu/PA realizando uma atividade em alusão ao Maio Amarelo com alunos do 5º e 6º anos. O objetivo foi estimular nos alunos comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e identificar os fatores de risco que podem desencadear acidentes.

Através de dinâmicas e simulações os alunos reproduziram situações do cotidiano no trânsito demonstrando como a falta de atenção ou hábitos inapropriados são precursores de acidentes. Combater condutas como falar ao telefone dirigindo, alta velocidade e falta de uso dos equipamentos de segurança foram as principais observações levantadas pelos alunos.

O Movimento Maio Amarelo propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade.