No Outubro Rosa, DNIT leva informações à comunidade da Transamazônica/PA

Publicado por: Glícia Favacho

IMG_8921


     Neste mês de luta contra o câncer de mama, o DNIT, através do Programa de Educação Ambiental da BR-230/422/PA, vem promovendo um olhar para a comunidade da Transamazônica, compartilhando informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

     Maria do Socorro, moradora do município de Itupiranga, pontuou a importância de trazer orientações para a saúde e cuidado com a comunidade, principalmente porque muitos não tem acesso ao sistema de saúde e um diagnóstico precoce é algo que auxilia na cura e salva vidas.

     O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente. O objetivo do Outubro Rosa é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.