‘Novembro Azul’ é tema de palestra nos canteiros de obras

Publicado por: Glícia Favacho

01 Novembro Azul Arteleste


    Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2017, serão diagnosticados mais de 60 mil novos casos de câncer de próstata. A partir desses dados preocupantes, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), por meio do Programa de Educação Ambiental da BR-230/422/PA, vem promovendo palestras educativas nos canteiros de obras, junto aos colaboradores das empresas prestadoras de serviços. Repassar informações sobre o câncer de próstata e as medidas preventivas necessárias, em apoio à Campanha Novembro Azul, é uma forma de sensibilizar os homens para a quebra de tabus. No caso do câncer de próstata ainda há preconceito em relação ao tipo de exame indicado, o toque retal, que infelizmente ainda enfrenta resistência por parte do público masculino. Estatísticas mostram que o público masculino é mais desleixado com as questões de prevenção em saúde quando comparado ao feminino.

    De acordo com o técnico de segurança do trabalho, Nelson Alves Neto, é importante abordar esse assunto, uma vez que no momento em que tem o conhecimento, os trabalhadores poderão procurar tratamento. “Esse trabalho é interessante porque desperta o interesse dos operários em cuidar melhor de sua saúde. Embora alguns ainda fiquem constrangidos, sempre há um grande número de dúvidas sobre como se prevenir melhor”, comenta.

    Segundo a Sociedade Brasileira de Urologista, o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. A campanha Novembro Azul, criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, tem o objetivo de orientar a população masculina sobre a doença e os exames que o homem deve fazer.