Oficina educomunicativa estimula jovens do campo a pensarem sobre o meio ambiente

Publicado por: Glícia Favacho

IMG_2855


     Qual seu papel na criação de um mundo sustentável? Essa foi a pergunta que motivou os estudantes da Casa Familiar Rural (CFR) de Uruará a produzirem conteúdos educativos durante a Oficina Educomunicação ministrada pela equipe do DNIT, através do Programa de Educação Ambiental da rodovia Transamazônica, que incentivou o aprendizado por meio da participação ativa dos alunos, contribuído para a conservação do meio ambiente, empoderando o produtor rural como agente de transformação econômica, com responsabilidade ambiental, que tem resultado em redução da degradação do solo e da água.

     A turma foi dividida em três grupos, o primeiro ficou com a produção do PodCast para a Rádio, o segundo ficou responsável pelo desenvolvimento audiovisual para o Programa Televisivo e o último ficou com a produção de fanzine. O trabalho agradou os estudantes, que ficaram eufóricos com os resultados. “Eu gostei muito da oficina, achei muito interessante. Servirá para minha vida, poderei fazer outros podcasts abordando outros temas, eu tinha o desejo de fazer algo parecido, mas não sabia como era desenvolvido”, diz o aluno Jhonatas Cruz que produziu conteúdo para o programa radialístico.

      Os professores acompanharam todo o processo e aprenderam também durante as oficinas. “Achei sensacional e importante para os nossos alunos. Criar neles o incentivo ao cuidado com o meio ambiente e desenvolver a formação de opinião deles com relação ao tema”, salienta Selma Camilo, professora da CFR de Uruará. Ao final da oficina, os resultados foram apresentados a todos.