Palestra sobre animais peçonhentos integra Semana de Proteção à Fauna nos canteiros de obras da BR-230/PA

Publicado por: Glícia Favacho

IMG_8851


     O conhecimento para prevenção de acidentes é essencial, ainda mais em uma região onde há diversidade de animais peçonhentos como na rodovia Transamazônica (BR-230/PA). Por isso sabemos o quanto é essencial a conservação dessas espécies pela importância do equilíbrio do ecossistema e medicina humana.

     O DNIT, através do Programa de Educação Ambiental da BR-230/422/PA, tem realizado diversas ações de educação com o tema. Desta vez, a equipe esteve no canteiro de obras da empresa Sanches Tripoloni, responsável pelas obras de pavimentação no lote 2 (Novo Repartimento/Pacajá), para um bate papo com os trabalhadores.

     Quem trabalha na execução do empreendimento deve estar preparado para eventuais encontros com espécies de animais peçonhentos, como ressalta a bióloga Carliane da Silva Santos, que compõe a equipe de Proteção à Fauna do DNIT, ao falar que as atividades de supressão vegetal e limpeza do terreno propiciam a dispersão destes animais. “Já que a prevenção ainda é o melhor remédio, recomenda-se sempre o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), incluindo as botas, perneiras e luvas, evitando até 80% dos acidentes”. Destaca.