Palestra sobre prevenção e riscos quanto ao uso de drogas é ministrada em Marabá/PA

Publicado por: Glícia Favacho

Escola Estadual Oneide de Souza Tavares


    A equipe do programa de Educação Ambiental da BR-230/422/PA esteve na Escola Estadual Oneide de Souza Tavares e Escola Municipal Jonathas Pontes Athias em Marabá/PA, para ministrar uma palestra abordando a temática Drogas. A palestra foi realizada como atividade complementar do Projeto desenvolvido pela escola que aborda os impactos negativos do uso de entorpecentes na sociedade. A ação contemplou mais de 300 alunos do 9º do Ensino Fundamental ao 3º ano e Ensino Médio.

     Drogas são toda e qualquer substância capaz de alterar as funções fisiológicas ou psicobiológicas de um organismo. Dessa maneira, um analgésico ou um antiácido, frequentemente tomados para melhorar mal-estar, também são considerados drogas. Entretanto, o termo “drogas” é comumente usado para definir as substâncias ilícitas, ligadas ao tráfico e ao mundo do crime. Apesar de não estar errado, definir como drogas apenas essas substâncias é uma abordagem ingênua e simplista.

     Levantamentos epidemiológicos sobre o consumo de álcool e outras drogas entre os jovens no mundo e no Brasil mostram que é na passagem da infância para a adolescência que se inicia esse uso. Entre os jovens percebe-se que há bastante conhecimento acerca do tema, demonstrando que a opção pelo uso pode estar também associada a outros fatores sociais.

     Foram debatidos também a questão da aceitação social para alguns tipos de drogas, não menos nocivas, como é o caso das bebidas alcoólicas e cigarros. Na abordagem demonstrou-se as armadilhas criadas pela indústria que acabam estimulando esse consumo sem uma consciência crítica.

     Estimular a auto-estima dos alunos e incentivá-los a dialogar sobre a temática é uma maneira de contribuir para a prevenção quanto ao uso de drogas. A secretária Veyry Barreto, comentou sobre a oportunidade de sensibilizar os alunos quanto aos riscos das drogas. “A parceria é fundamental para essa luta contra as drogas. E quando proporcionamos conhecimento, nós criamos multiplicadores que irão levar o conteúdo para outras pessoas, além de ajudar o aluno a repensar suas atitudes”, afirmou.