Parceria com as CFR’s contribue para a formação técnica na BR-230.

Publicado por: Glícia Favacho

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    Produção de mudas, técnicas de adubagem e plantio, manejo e criação de animais e o uso sustentável dos recursos naturais são algumas das atividades desenvolvidas pelos alunos da Casa familiar Rural (CFR), em sua maioria, filhos de agricultores. A Casa trabalha com o método de ensino chamado Pedagogia da Alternância, onde jovens passam 15 dias na escola e 15 dias em casa colocando em prática o conhecimento adquirido e executando direto nas propriedades onde vivem. Os estudantes recebem, além da educação básica dos ensinos fundamental e médio, a formação em Técnico Agrícola. A proposta é considerada uma alternativa de formação para jovens filhos de agricultores.

    Na Transamazônica, onde acontecem as obras de pavimentação, este modelo de ensino tem se expandido através de parcerias. Atuando como parceiro destas escolas técnicas está o DNIT, através da Gestão Ambiental da BR-230/422/PA, que vem contribuindo na formação dos jovens estudantes através de ações educativas junto às CFR’s dos municípios interceptados pelo empreendimento.  Esta semana, a equipe do Programa de Educação Ambiental da BR-230/422/PA esteve na CFR de Pacajá, ministrando uma palestra sobre “Manejo e Conservação do Solo”, para produtores e agricultores rurais. O objetivo é fazer com que esses jovens sejam agentes multiplicadores, onde todo conhecimento adquirido seja repassado aos familiares e vizinhos, fazendo com que uma maior quantidade de pessoas tenha acesso a informações e sejam conscientes de tudo que envolve o seu território.

    Na ocasião, os alunos convidaram todos da equipe a conhecer a Unidade de Produção de Mudas da CFR, onde grande parte do que a Casa consome é produzido na horta de cultivo próprio da instituição. Uma experiência sustentável que faz parte do Projeto Assentamentos Sustentáveis da Amazônia, apoiado com recursos do Governo Federal.