Prevenção e Combate a Incêndios é abordado nos canteiros de obras na BR-230/PA

Publicado por: Glícia Favacho

Queimadas na Transamazônica colocam em risco animais e motoristas


      Em uma ação de educação e prevenção, a equipe do Programa de Educação Ambiental da BR-230/422/PA esteve no canteiro de obras da construtora Arteleste, em Anapu, promovendo uma palestra informativa para os colaboradores sobre “Prevenção e Combate a Incêndios”. O objetivo foi orientar os colaboradores quanto riscos e cuidados para se evitar incêndios , bem como apresentar noções básicas de mecanismos de prevenção e outros cuidados.

     A ação destaca a necessidade de se manter a vigilância nos canteiros de obras e também nas áreas de faixa de domínio, alertando para os riscos potenciais de destruição que podem evoluir para grandes devastações e até mesmo causar mortes.  Além disso, é obrigatória a adoção de medidas que atendam, de forma eficaz, às necessidades de prevenção e combate a incêndio para os diversos setores, atividades, máquinas e equipamentos conforme preconiza o Programa Ambiental de Construção (PAC).

     Outra questão abordada foi sobre o uso do fogo veiculado à prática agrícola e ao manejo de pastagens, que está ligado fortemente à cultura brasileira. Em adição, a prática da revegetação da faixa de domínio com espécies como a braquiária também potencializa a ocorrência de incêndios que podem se alastrar a grandes distâncias, afetando fragmentos vegetais remanescentes. Essas práticas potencializam os riscos.

    Durante a palestra destacou-se a importância dos treinamentos junto aos colaboradores e também ações educativas para com a população como meios de prevenção.