Sindicato rural: DNIT aposta na conscientização do produtor na gestão de resíduos na propriedade rural

Publicado por: Glícia Favacho

WhatsApp Image 2022-02-10 at 14.46.42 (1)


     O DNIT, através do Programa de Educação Ambiental, esteve no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Medicilândia para a distribuição de cartazes para a divulgação da destinação correta dos resíduos rurais domésticos. A ação tem como objetivo, de forma prática e simples, orientar a população rural sobre a importância da separação dos resíduos e sua destinação, uma vez que nas áreas rurais os serviços de coleta pública são bem mais escassos, tornando o morador dessas áreas responsável por destinar seus próprios resíduos, muitas vezes de maneira inadequada.

Além de todos os tipos de lixo normal (resto de alimentos), o material reciclável (vidros, latas, papel e plásticos), entre outros mais comuns, alguns tipos podem causar sérios danos ao ambiente da propriedade, por conter elementos químicos (pilhas, baterias, embalagens de agrotóxicos, produtos veterinários) que pode contaminar solos, a água e prejudicar os animais.

Os cartazes fixados no mural do Sindicato também foram distribuídos na prefeitura e posteriormente compartilhado de forma digital para o Sindicato, buscando atingir o maior número de pessoas possíveis.