Sucesso nas Conciliações garante bom andamento das obras da Ponte sobre o rio Xingu/PA

Publicado por: Glícia Favacho

20240704_164433


A Procuradoria Federal Especializada (PFE), a Procuradoria-Geral Federal (PGF) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em parceria com a Justiça Federal e a Defensoria Pública da União, realizou um mutirão de audiências de conciliação com as famílias que foram remanejadas pela construção da Ponte sobre o Rio Xingu, na BR-230 no Pará.

Os encontros ocorreram entre os dias 1 e 5 de julho, no prédio da Justiça Federal em Altamira. Durante as audiências, as famílias contaram com o apoio de defensores públicos, que garantiram a proteção de seus direitos e uma justa negociação.

O objetivo das audiências foi acelerar os processos judiciais, permitindo que as famílias desapropriadas recebessem suas indenizações o mais rápido possível. Com os valores já disponíveis em contas judiciais, os acordos firmados permitiram que os recursos fossem liberados de forma mais rápida após a conciliação.

O mutirão foi um sucesso, com 100% dos acordos sendo fechados entre as famílias que estiveram presentes nas audiências. Ações como essa reafirmam o compromisso do DNIT com o desenvolvimento responsável e o bem-estar das comunidades impactadas por suas obras.