Vilas às margens da BR-230/PA recebem orientações para promover a paz no trânsito

Publicado por: Glícia Favacho

WhatsApp Image 2024-05-21 at 08.58.11


As comunidades localizadas às margens das rodovias enfrentam uma crescente preocupação com a incidência de acidentes de trânsito. A proximidade direta com vias movimentadas torna essas áreas especialmente vulneráveis a colisões e atropelamentos, com pedestres, ciclistas e motociclistas frequentemente envolvidos em incidentes graves. Medidas urgentes de prevenção, incluindo campanhas de sensibilização e melhorias na infraestrutura viária, são essenciais para proteger a vida e a segurança dessas comunidades vulneráveis. Diante desse cenário, o Programa de Educação Ambiental do DNIT promoveu uma ação educativa nas vilas São José, Santa Maria e Cajazeiras, de competência do município de Marabá, e na vila Izabel, que pertence ao município de Anapu, atrelada à abordagem do movimento Maio Amarelo em relação à segurança viária, conectando-se diretamente com a preocupação das comunidades situadas às margens das rodovias.

A iniciativa não apenas enfoca comportamentos seguros no trânsito, mas também visa proteger os residentes dessas áreas vulneráveis a acidentes. Ao promover a sensibilização entre todos os usuários das vias, desde motoristas até pedestres e ciclistas, o Maio Amarelo destaca a importância da participação ativa de cada indivíduo na busca por um tráfego mais seguro e responsável, destacando o tema deste ano “A paz no trânsito começa por você”.

Durante a atividade os moradores receberam informações sobre normas de circulação, travessia segura de vias e comportamentos adequados para evitar acidentes. Acredita-se que, ao capacitar os moradores com informações e orientações adequadas, será possível reduzir significativamente o número de acidentes e criar um ambiente viário mais seguro e harmonioso para todos.